a Green School

Curta a GreenSchool no Facebook!

Menu

Entrevista

Bilinguismo

Uma escola bilingue é aquela que oferece imersão total em um segundo idioma. A criança recebe estímulos na segunda língua e da mesma maneira que imita os gestos dos adultos, imitará os sons que ouve. Um resultado positivo só poderá ser alcançado com profissionais fluentes na segunda língua.

Na Green School, os alunos estão em contato não só com o inglês, mas também com a cultura desse segundo idioma. Mesmo com ênfase na língua inglesa, é bom frisar que a cultura brasileira também está inserida no contexto educacional.


O cérebro infantil
Crianças bilingues têm organização cerebral diferente (revista NATURE; USA).

Aprender uma segunda língua modifica de fato a anatomia do cérebro. E, quanto mais cedo se aprende, maior a modificação.

Pesquisadores fizeram imagens por ressonância magnética funcional do cérebro e constataram que os bilíngues tem uma densidade maior da chamada "massa cinzenta".

Estudos sobre o funcionamento do cérebro infantil sugerem que são basicamente dois os benefícios da imersão intensa em um idioma estrangeiro no começo da vida escolar.

O primeiro deles é que essa constitui a fase mais favorável à aquisição de uma segunda língua sem sotaque, pois juntamente nesse período de crescimento acelerado o cérebro está formando suas estruturas nervosas básicas. Depois disso, o processo se torna gradativamente mais doloroso.

O contato com o idioma na infância ajuda a armazenar as palavras e a gramática do idioma aprendido em uma região do cérebro contígua à que comanda a fala. Assim é menos trabalhoso acionar o idioma armazenado naquela região e o cérebro gasta menos energia para faze-lo. A fala flui, então, naturalmente.

Crianças bilingues conseguem processar o chamado "Code switch" (câmbio de código).

O Code Switch é um processo inconsciente através do qual as crianças ajustam não só as palavras dentro das regras de um idioma, mas também as regulam de acordo com o interlocutor; ou seja, falam a língua de quem as está ouvindo.

Green School nas redes sociais

R: Alemanha, 51 | Itaici
Indaiatuba - SP

+55 19 38352253 / 38353163 / 38354031
contato@greenschool.com.br