Curta a GreenSchool no Facebook!

Menu

Entrevista

O Conselho de Pais da Green School : parceria organizada entre escola e família

Em Março de 2012, um grupo de pais da Green School se reuniu para organizar o Conselho de Pais da escola. O objetivo foi de trabalhar junto com a direção para a criação de um novo canal de comunicação e espaço de discussão entre pais e escola, para que de forma organizada, todos juntos consigam cooperar, refletir sobre a filosofia e trabalho realizado pela escola, trocar ideias, experiências para a melhoria do ambiente escolar, ampliando a qualidade de ensino. "Culturalmente, não temos estes vínculos fortalecidos nas escolas brasileiras, não é comum ter os pais dentro da escola, organizando eventos, reuniões com outras turmas, discutindo sobre as questões educacionais, propondo soluções, cooperando de diferentes formas, mas este é o nosso diferencial, ter a família como parceira. Isso enriquece o processo educacional de nossos alunos", explica a diretora Alessandra Lucena, que acolheu a idéia dos pais e permitiu que eles se reunissem mensalmente na escola.

Tecendo uma Manhã, o poema da abertura, foi escolhido pelo presidente do Conselho, Alex Palermo, por traduzir o pensamento dos pais que participam do grupo. Ele acredita que a união e comprometimento dos pais participantes aprimoraram os eventos organizados pela escola e permitiram a realização de outros, e foi possível discutir sobre assuntos relevantes levados à direção de forma democrática. "Sabemos que não foi fácil para a escola abrir o espaço para os pais, e por isso agradecemos pela oportunidade, confiança e parceria. Sem esse nosso canal, não poderíamos ter discutido os problemas, por nós levantados e pela escola tão bem ajustados. Agradecemos também cada um dos pais, avôs, amigos, professores, funcionários e crianças que nos permitiram que fizéssemos os nossos eventos um pouquinho mais gostosos", diz Alex.

"Nossa participação é voluntária e não deixa de ser uma doação: doamos nosso tempo ao vir às reuniões, discutir e apresentar idéias, ser o elo entro os pais e a Green, montar os eventos, ajudar a organizar, servir as pessoas, tudo isso acontece graças ao empenho e dedicação de pais e mães que, como nós, preferem participar a criticar. Por isso, quanto maior o comprometimento, mais organizada será, e já tem sido nossa participação", conta a integrante do Conselho, Vanessa Arruda. O Conselho em 2012 participou com uma barraca na Festa Junina da Escola, realizou a Noite da Pizza, para confraternização familiar e também contribui com o evento do Halloween. Toda a arrecadação liquida da venda de bebidas e alimentos é revertida para a organização dos próximos eventos organizados pelo Conselho, em reunião é decido onde a verba (se houver) será aplicada. Este ano, foi definido, que o Conselho iria custear a contratação do Papai Noel da festa Natalina de encerramento do ano letivo, e parte o aluguel das mesas para a festa de confraternização da comunidade escolar que ocorreu na Mostra de Projetos de 2012.

O Conselho é aberto aos interessados, lembrando que muito já foi conversado, discutido e acordado neste ano. As reuniões acontecem sempre às primeiras segundas feiras do mês na escola. A última aconteceu dia 3 de Dezembro, onde foram definidas algumas metas para 2013 como a realização de eventos internos com os pais relacionados às suas profissões: "Temos muitos profissionais de diferentes áreas na escola, inclusive profissionais da área da saúde e educação, que podem contribuir com palestras e troca de experiências. A intenção é dar continuidade ao "circle time dos pais", que é uma roda de conversa onde os pais tiram suas dúvidas e angústias em relação a educação de seus filhos. Acredito que o Conselho de Pais pode contribuir muito para a realização desse projeto da escola, conclui a diretora".

Tecendo a Manhã.
João Cabral de Melo Neto

"Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão".

Compartilhe nas redes sociais

Green School nas redes sociais

R: Alemanha, 51 | Itaici
Indaiatuba - SP

+55 19 38352253 / 38353163 / 38354031
contato@greenschool.com.br