Curta a GreenSchool no Facebook!

Menu

Entrevista

Uma noite na escola para capacitação e monitores e funcionários

No último fim de semana de Julho, a direção da escola organizou dois dias de atividades de capacitação para os monitores dos alunos e a equipe administrativa da Green School, a idéia foi sugerida pelos monitores depois do Green Night com os alunos. A direção organizou o “retiro educacional” que começou na sexta a noite e terminou no sábado, antes do almoço. O projeto foi organizado para promover a integração entre os funcionários, trazer conceitos de afetividade e reforçar entre todos os pilares da proposta pedagógica da escola através de brincadeiras e atividades direcionadas.

“Foi surpreendente o engajamento e a participação de todos. Tivemos brincadeiras, caça ao tesouro, vivências de soluções de problemas e discutimos também questões de superação de dificuldades. Cerca de 30 participantes voltaram prontos para o segundo semestre, motivados e valorizando o papel que cada um tem a cumprir na escola”, explica a diretora, Alessandra Garcia. As professoras não participaram porque foi dentro do período de férias delas e os participantes ganharam certificado de capacitação de afetividade entre monitor e aluno.

As atividades foram organizadas com a ajuda do monitor Caíque e foram aplicadas pela diretora que tem especialização em formação continuada docente. “Nossas professoras têm capacitação todas às segundas-feiras e os monitores e equipe administrativa passarão agora a ter encontros mensais”, conta a diretora.

A turma assistiu o curta metragem “As aventuras de um menino e sua caixa de papelão”, uma obra simples e delicada, cheia de criatividade, que mostra que só é preciso imaginação para ter momentos marcantes na vida. Em seguida, o vídeo “Pedagogia do Olhar”, trouxe a discussão da afetividade. O grupo então, participou de uma dinâmica sobre a relação com os alunos da escola. “Foi muito emocionante a reação deles ao falarem das crianças. Conseguimos aprofundar esse olhar individualizado que temos aqui com nossos alunos, todos os funcionários precisam ser sensibilizados sobre a questão da afetividade dentro da escola”, reforça Alessandra.

Os funcionários jantaram na escola, participaram de dinâmica de solução de problemas e terminaram a noite em volta da fogueira. Os monitores e funcionários dormiram nas classes, no dia seguinte, seguiram em atividades sobre normas e responsabilidades na escola. A manhã foi finalizada com a dinâmica do Pequeno Príncipe, que reforça os sentimentos de amizade e respeito.

A assistente de direção, Patrícia Pennacchioni Alves, diz que a adesão de todos às propostas para este evento foi surpreendente. Nós fazemos a organização do evento, mas só dá certo quando todo o grupo realmente se envolve. Todas as dinâmicas foram enriquecidas com a participação efetiva de cada um deles. Na volta às aulas percebemos na prática os resultados, maior harmonia no ambiente de trabalho, colaboração e pró atividade na escola”, conclui a assistente de direção.


Compartilhe nas redes sociais

Green School nas redes sociais

R: Alemanha, 51 | Itaici
Indaiatuba - SP

+55 19 38352253 / 38353163 / 38354031
contato@greenschool.com.br