O socioconstrutivismo é um dos pilares que contribui para a formação da proposta pedagógica da Green School que acredita que a aprendizagem se dá por meio de problematizações das ações do meio, entrando em contato com o que já foi descoberto, organizando o conhecimento junto com a professora e a turma.
O método pedagógico que a escola segue estimula o raciocínio do aluno, ou seja, a premissa é levar o aluno a pensar e propor ações. A teacher propõe problemas para que os alunos resolvam com o que já aprenderam e o docente mostra a importância da construção de novos saberes. O papel do educador é fundamental porque auxilia a turma a buscar conhecimentos, por meio de consultas a livros, sites, pesquisas, entrevistas com especialistas, famíliares etc. "Esta abordagem de aprendizado busca a formação de pessoas cooperativas, comprometidas com o outro e o meio em que vive, que saibam expor suas ideias bem como ouvir. O objetivo não é educar para o conhecimento enciclopédico, mas para saber procurar as informações que lhe fazem falta, uma criança criativa e interessada, nunca para de querer aprender", explica a assistente de direção, Luciana Coli. O projeto trimestral escolhido com a participação e o interesse dos alunos norteia todas as disciplinas vistas em classe (matemática, ciências, português etc) numa abordagem interdisciplinar, baseadas neste tema que desperta tanto o interesse da turma.
Um exemplo de Projeto desenvolvido na escola é o da turma da Preschool que está trabalhando o Human Body. "A escolha veio a partir da curiosidade da turma em saber como respiramos, por que fazemos xixi, onde fica o coração, etc. E a partir daí, iniciamos as pesquisas para sanar todas as dúvidas das crianças", explica Luciana.
Esse projeto tem o objetivo de ressaltar que o corpo humano trabalha de forma integrada; identificar os órgãos e suas funções; compreender a importância dos cuidados com o corpo; trabalhar as diferenças; propiciar o conhecimento do próprio corpo e levar o aluno a novas descobertas. A escola uniu o projeto "Human Body" ao projeto de Educação Alimentar, refletindo sobre a ligação entre alimentação saudável e corpo saudável, sendo assim possível fazer com que compreendam a importância de se alimentar bem. A professora conta que já percebeu melhora na aceitação do suco e frutas antes recusadas na hora do snack da turma.