Colégio Green School | Bilingual School

Rua Alemanha, 51, Indaiatuba, SP, 13340-501

Tel: +55 19 3835-2253 | 3835-3163 e 3835-4031 

contato@greenschool.com.br

Educação Ambiental

Segundo o Ministério Ambiental do Meio Ambiente:

     “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°).

A educação ambiental desenvolvida no Colégio Green School, contempla na formação de um cidadão consciente com relação aos valores e atitudes necessárias para que possamos construir um mundo melhor. Temos como objetivo desenvolver na criança a Consciência Ambiental, pois não basta apenas o aluno ficar engessado  conceitos preestabelecidos que para ele não faz o menor sentido.

 

Falamos muito dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, mas será que a criança compreende o verdadeiro significado destas palavras e suas verdadeiras práticas? Trabalhamos com uma educação ambiental realmente efetiva, que se inicie com conhecimentos que faça parte da rotina da criança. Esta deve promover conhecimento de atitudes e habilidades necessárias à preservação do mundo em que vive, ou seja, sinônimo de qualidade de vida. Trabalhar com a criança sobre educação ambiental, deve começar com atitudes pequenas do seu dia-a-dia e não pensarmos apenas em algo grandioso e inalcançável.

 

Trabalhamos em nosso Colégio, atitudes proativas com relação ao consumo de alimento saudável, a capacidade em fazer seu prato com uma quantidade de alimento a qual realmente irá consumir. Onde as “sobras” irão alimentar uma composteira e um minhocário, projetos que estamos iniciando e já em andamento com a parceria do Engenheiro Agrônomo Fábio. Concomitante a este projeto já daremos início ao trabalho de coleta seletiva de lixo, onde a criança irá realmente vivenciar a educação ambiental.

Como bem diz Freire (1996):

“Meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente”.

Nosso foco de trabalho pedagógico é realmente formar um cidadão ativo e sujeito de transformação, através de ferramentas pedagógicas e práticas este aluno possa realmente construir a verdadeira educação ambiental.

Na Educação Ambiental desenvolvemos com nossos alunos hábitos, atitudes e comportamentos em seu dia-a-dia escolar, e não somente em disciplinas fragmentadas. Pois o trabalho de educação ambiental é diário. Vivências ecológicas como: minizoo, plantio na horta, aulas de culinária, estudos do meio, projetos são exemplos de ferramentas pedagógicas que dispomos para enriquecer este trabalho educacional.

Para estruturarmos este trabalho de Educação Ambiental, não podemos esquecer-nos das relações humanas, elemento imprescindível para o desenvolvimento de qualquer trabalho pedagógico de qualidade. O Colégio Green School, valoriza e investe muito na qualidade das relações humanas da instituição. Capacita e realiza formações continuadas com seus colaboradores e os prepara para que desenvolvam com seus alunos o respeito mútuo e os valores morais.

 

O olhar individualizado é um dos pilares do Colégio onde o respeito à diversidade é trabalhado a todo o momento. Pois é nosso dever desenvolver o aluno em sua totalidade, proporcionando o desenvolvimento dos aspectos: cognitivos, emocionais, afetivos, físicos e sociais.