Colégio Green School | Bilingual School

Rua Alemanha, 51, Indaiatuba, SP, 13340-501

Tel: +55 19 3835-2253 | 3835-3163 e 3835-4031 

contato@greenschool.com.br

Ensino Integral

O ensino integral da Green School acontece de forma diferenciada ao longo das turmas, pois é organizado e planejado levando em consideração as necessidades didático-pedagógicas das crianças.

Sendo assim, temos a seguinte organização: 

  • Ensino Integral para a Educação Infantil – É chamado de Day Care, pois não é obrigatório. Foi criado para atender as necessidades das famílias que trabalham e que precisam que seus filhos fiquem por mais tempo na escola. No período da manhã, o aluno participa da matriz curricular nacional e bilíngue normalmente, das 8h ás 12h. Após é oferecido o almoço. Os alunos podem descansar (hora do soninho). E depois, são planejadas várias atividades dentre elas temos: atividades de recreação, de psicomotricidade, hora da brincadeira, capoeira, balé, hip hop, clube da ciência, aulas de Artes, orientação de estudos para os alunos mais velhos ( hora da lição de casa). Enfim, nossa intenção é que o aluno se sinta acolhido, que aprenda brincando, goste de estar na escola. No período da tarde é oferecido lanche e aos alunos que precisarem, é oferecida a sopa, como jantar. 

 

  • Ensino Integral  Estendido para Ensino Fundamental Ciclo I – Este programa foi criado também para atender a necessidade dos pais que precisam deixar seus filhos mais tempo da escola. Após o termino do lanche, as crianças participam de aulas com especialistas, como capoeira, ballet, hip, hop e clube de ciências. Depois dessas aulas, as crianças participam de oficinas de orientação de estudos, onde os alunos devem fazer a lição de casa, estudar e tudo mais. Também é oferecido o jantar ao aluno, caso ele queira , é facultativo. 

  • Ensino Integral  Estendido para Ensino Fundamental Ciclo II – Será desenvolvido com a proposta similar ao do Ensino Fundamental I, porém só formará turma caso haja demanda. 

As atividades são planejadas com o suporte da equipe pedagógica e sempre considerando as necessidades didático-pedagógicas dos alunos participantes do Programa. 

Há muita diversidade nas atividades, são elas:

  

•    Hora do Descanso 

•    Oficinas de Pintura

•    Oficinas de Massa Modelar 

•    Oficinas de Arte 

•    Jogos

•    Hora da Leitura e contação de historia 

•    Musicalização Infantil 

•    Iniciação Esportiva

•    Ballet

•    Capoeira

•    Hip Hop (a partir de 4 anos) 

•    Orientação de estudos (hora da lição de casa)

•    Clube da Ciência

BENEFICIOS DO ENSINO INTEGRAL

Sabemos que o ensino integral em muitos países do mundo já é comum no cotidiano escolar. Na Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile, as crianças passam em média, 7 horas diárias na escola. Já no Brasil, nossos alunos ficam em torno de 4,5 horas. O tempo a mais em sala de aula não contribui apenas para a qualidade da educação, mas ajuda a formar cidadãos multiculturais, criativos e mais capacitados para contribuir com a transformação do entorno.

Há muitos benefícios que o ensino integral pode proporcionar desde que seja bem planejado e organizado e conte com profissionais competentes para a realização do mesmo. Podemos apontar os seguintes pontos positivos do ensino integral: 

  • Planejamento e Atividades – Embora uma carga horária mais extensa possa acarretar mais cansaço, um período maior dentro das dependências da escola pode ser muito interessante ao aluno, desde que haja uma boa diversidade de tarefas e atividades, distribuídas ao longo do tempo. Ou seja, a boa equação é uma divisão entre atividades curriculares e extras;

  • Menos tempo ocioso em frente à TV ou ao PC – Conforme afirmam especialistas, um dos grandes entraves na educação de muitas crianças é o tempo que passam vendo TV ou no computador. Então, a criança e/ou jovem, precisa ser totalmente estimulado de formas diferenciadas, de modo a descobrir novas formas de se entreter e ser estimulado em suas potencialidades. Só em um local como uma escola os alunos receberão assessoria total e novos conhecimentos, conforme a necessidade.

  • Desenvolve hábitos de higiene - Na escola em período integral isso deixa de ser um problema, pois fica muito mais fácil quando as crianças lavam as mãos ou escovam os dentes junto com os amiguinhos. Assim, fica muito mais natural ensinar e criar hábitos de higiene.

  • Supre as necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia -
    Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos, como robótica, artes e música. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.

  • Melhora a convivência familiar - Com uma quantidade de tarefas reduzida e balanceada para que muitos exercícios não se acumulem e todas as atividades extracurriculares já praticadas no período escolar, os alunos que estudam em período integral têm mais tempo para a convivência familiar. No tempo livre, eles aproveitam a família, que ganha em qualidade do tempo gasto juntos.

  • Oferece orientação nutricional e educação alimentar  - Pais muito ocupados nem sempre têm tempo para oferecer alimentação às crianças da forma como deveriam. Em muitos casos, eles ainda se sentem culpados por não estarem presentes o dia todo e, por isso, deixam os filhos consumirem alimentos com baixo teor nutricional. Na Green School toda a alimentação é elaborada por uma nutricionista e não são servidos aos alunos alimentos como refrigerantes ou frituras.

  • Possibilita a orientação dos estudos e tarefas - Para uma criança ou jovem, é muito difícil se organizar sozinho e encontrar tempo para os estudos de forma regular, especialmente com a tentação da internet ou do vídeo game por perto. Na Green School os alunos recebem orientação especializada para organizar seu tempo e seus estudos.

  • Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso - Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem com babás eletrônicas, como tevês e vídeo games. Nas escolas, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.

  • Melhora o rendimento do aluno - Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas, por exemplo. Colégios que possuem a opção do período integral ou meio período chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral.

  • Libera os pais para o trabalho - Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar. Além disso, os pais não precisam recorrer a outras instituições para complementar a formação, como escolas de idiomas, de computação e de esportes. 

  • Oferece educação bilíngue - Além de não ter que se deslocar para outra instituição, o período integral permite inserir atividades durante as aulas de idiomas que as tornam mais eficientes. Em vez de aprender apenas gramática, por exemplo, o aluno pode usar o inglês em uma aula de ciências. A criança já cresce com um bom conhecimento de inglês ou espanhol para que, no futuro, possa estudar, se desejar,  em uma universidade fora do país. 

  • Favorece o desenvolvimento social - As crianças aprendem, brincam e interagem entre elas. Estudos mostram que, quando os alunos resolvem desafios de forma colaborativa, o desenvolvimento social e emocional é mais estimulado, além da criatividade.